Pages - Menu superior

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Visita técnica ao vale do São Francisco

No período de 18 a 22 visitamos alguns empreendimentos agrícolas no vale do São Francisco com os alunos do 8º e 9º período, do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFRPE.




No primeiro dia, visitamos a Empresa Velle Verde, do Sr. Edson Nakahara que produz e comercializa manga e uva, em Petrolina-PE.




Sr. Edson faz questão de explicar tudo sobre a produção em sua propriedade




Na packing house foram mostradas todas as fases de preparo das frutas para o destino final. São comercializadas mangas para Europa, através do porto de Roterdã, no sul da Holanda, para países como Espanha, Portugal, holanda, entre outros.




Limpeza


Embalagem


Frutos prontos para a câmara fria


Alunos e professores com o anfitrião Edson Nakahara

No 2º dia, fizemos uma visita a Exposição da EMBRAPA







No 3º dia, fizemos uma visita a Barragem de Sobradinho


Sobradinho

Professores


Visita a Fazenda de uvas Labrunier II, na cidade de Lagoa Grande-PE

Campo

Campo

Estação Meteorológica

Funcionários da Labrunier com a turma


Visita a vinícola Rio Sol












Bodódromo


quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Visita técnica ao DEAGRI/UFRPE

No dia 22 de outubro, recebemos no Departamento de Engenharia Agrícola da UFRPE, a visita de Henrique Steinberg, da Solftex, do senhor Renato Cunha, presidente do Sindaçucar e cinco representantes de usinas da região (Usina Trapiche, Usina Olho Dágua, Usina Ipujuca, Usina União Industrial e Usina JB), que conheceram os laboratórios da área de Mecânica e Mecanização Agrícola (Galpão e Centro da parceria UFRPE/STIHL), além do Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto - GEOSERE. 

 Prof. Veronildo Oliveira explicando a parceria da UFRPE com a STIHL

 Visita ao galpão de máquinas agrícolas do DEAGRI

Prof. Hernande Pereira explicando as atividades que podem ser realizadas no Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto - GEOSERE. Além dos visitantes, também estavam presentes a Profª Marianne Barboza, diretora do Departamento de Engenharia Agrícola, os profs. Romero Falcão e a profª Juliana Pinheiro, da área de Mecânica e Mecanização Agrícola do DEAGRI, além do Sr. Wallace Benedito Guedes, consultor de mecanização agrícola, Francisco de Assis Dutra, da EECAC/UFRPE e o prof. Jones Albuquerque, Research Scientist at LIKA-UFPE/UCL/INCT-INES/IRRD-PE/DEINFO-GEOSERE-UFRPE, Co-founder. 

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Mecanização agrícola: Aumento da produtividade e racionalização dos custos!


A mecanização agrícola é voltada para os aspectos de planejamento e desenvolvimento das atividades, com foco na utilização de máquinas e implementos. No Brasil, teve seu início após a segunda grande guerra, o maquinário utilizado vinha do mercado americano e europeu. Então, é de se imaginar que não eram compatíveis com as condições das construções rurais e muitas máquinas acabaram paralisadas.

Outro entrave encontrado pelos produtores rurais na época, era a falta de peças para realizar a manutenção das máquinas quando apresentavam defeito. Atualmente a mecanização é fundamental para melhoria no dia a dia do produtor rural, e o uso de tratores tem sido cada vez mais intenso. Estes foram sendo aperfeiçoados ao longo do tempo e estão cada vez mais modernos.

Mecanização agrícola

Fonte: http://www.revistaagropecuaria.com.br/2019/02/21/mecanizacao-agricola-aumento-da-produtividade-e-racionalizacao-dos-custos/


segunda-feira, 8 de abril de 2019