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quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

 



História da Ford como primeira montadora de tratores do Brasil (1960 -1999)

                                                                                    Prof. Veronildo Oliveira

 1.        Origem

O trator Ford nasceu quando Henry Ford fundou a Empresa Henry Ford & Sons, com seu filho Edsel, em 1917. Essa empresa produziu um trator com um propulsor de 4 cilindros, do ciclo Otto, que utilizava como combustível o querosene. O trator foi concebido para trabalhar sem chassi, sendo o motor ligado à transmissão através de parafusos, tornando-o mais leve. O motor foi projetado com 1.0 L de cilindrada, capaz de desenvolver 20 HP a 1300 rpm. O trator recebeu o nome de Fordson, modelo “F”.


Fig.1. Trator Fordson, modelo “F”, em 1917


A empresa rapidamente se estabeleceu em Dearborn, Michigan, USA, para atender uma demanda do governo inglês, para produzir 6000 tratores que iniciaram a mecanização da agricultura, devido a escassez de mão-de-obra no campo, a serviço do exército durante a 1ª guerra mundial. Para dar assistência aos seus produtos, abre fabricas na Europa na cidade de Cork, Irlanda e em Dagenham, Inglaterra, de onde foram comercializados produtos para vários países do mundo.

 


Fig.2. Trator Fordson, modelo “F”, com partida a manivela


Em 1928, Henri Ford fecha as montadoras de Michigan e na Irlanda, encerrando a produção do modelo “F”, por considerar a produção de tratores secundária, dando prioridade ao seu negócio principal, a produção de carros e utilitários. Reunidas elas montaram 755.278 unidades, sendo 747.681 nos EUA e 7597 na Irlanda. No ano seguinte, em 1929, inicia uma crise financeira que obrigou o fechamento de muitas empresas nos EUA. No entanto, a fábrica de Inglaterra continuou a produzir tratores, abastecendo o mercado europeu, inclusive, exportando algumas unidades para o EUA, nos anos 30 e, principalmente, em 1939, quando iniciou a segunda guerra mundial, onde havia escassez de mão de obra nas fazendas.

Quando a guerra terminou, em 1945, a fábrica de Dagenham produziu o trator Ford Major E27N, derivado do Fordson, modelo F, em duas versões de motores, um motor a gasolina de quatro tempos, com 28,5 CV e outro um motor Perkins Diesel com 45 CV. A produção terminou em 1951.

 

                                                                 
Fig.3. Trator Ford Marjor E27N

 

2.        Avanços tecnológicos

Com a saída da Ford na produção de tratores agrícolas, as outras montadoras concorrentes, como a IHC - International Harvester Company continuaram desenvolvendo seus tratores. A primeira grande mudança foi a tomada de potência, desenvolvida pela IHC, a partir de 1918. Uma árvore giratória, localizada na traseira do trator, propiciava rotação para o acionamento de implementos que precisassem de rotação, como segadoras, roçadoras, etc.

 


 Fig.4. Tomada de potência - TDP

 Fonte:www.wikihmong.com/en/Power_take-off

Outro desenvolvimento importante ocorreu em 1927, quando Deere & Company lançou o elevador de força. Esse dispositivo permitia que o implemento fosse levantado no final do talhão, através de uma alavanca, permitindo manobras mais rápidas. Antes disso, o agricultor tinha que levantar o implemento manualmente a cada volta, o que era uma tarefa demorada.

Um grande avanço ocorreu em 1932, com a mudança dos rodados de aço por rodas com pneus de borracha inflados com ar, em 1932, nos tratores Allis-Chalmers. Os pneus foram desenvolvidos pela Firestone.


 Fig.5. Tratores Allis Chalmers, primeiros a utilizarem rodas de borracha infladas com ar - 1932

 Fonte:www.purplewave.com e www.pinterest.com


3.        A volta dos tratores Ford

O retorno de Henri Ford ao negócio de tratores agrícolas só aconteceu em 1939. A empresa fez um acordo de cavalheiros como o inventor Irlandês Harry Ferguson, que desenvolveu o engate hidráulico de três pontos. Oficialmente, a Ford Motor Company investiu para produzir um trator leve (1,06 t), que revolucionou o mercado, com o sistema de levante hidráulico de três pontos (Ferguson), que permitia o engate e o levante de um arado com duas aivecas, com potência na barra de 13 HP. Incluía, ainda, pneus de borracha, tomada de potência, bateria, dínamo e partida elétrica. O trator 9N foi lançado em 29 de junho de 1939. Em 1940, a participação da Ford-Ferguson já era de 14% no mercado de produção de tratores americanos.

A Ford lançou a série N no período de 1939 a 1952, três modelos. A Ford utilizava o último dígito do ano de produção para cada modelo da série N. O modelo 9N foi lançado em 1939 até 1942. Apresentava um capô em alumínio fundido e chave de partida do lado direito do painel. Com motor a gasolina e distribuidor montado na frente do motor O trator tinha a cor cinza, pedais de freio em cada lado e direção com 4 raios

 

Fig. 6. ´Trator Ford Ferguson 9N – 1939 – Retorno da fabricação da Ford nos EUA.

 

Fig. 7. ´Trator Ford Ferguson 9N – 1939 – Cor cinza.



Fig. 8. ´Trator Ford Ferguson 9N – 1939 – Retorno da fabricação da Ford nos EUA.

 Fonte: www.mecum.com/lots/GP0817-300879/1939-ford-9n-aluminum-hood/

 

 Ainda em 1942 é lançado o modelo 2N, bastante semelhante aos 9N, com pequenas modificações, mantendo a cor cinza. Este modelo foi montado até 1947.

Em 1948, a Ford Tractor lança o 8N, com várias modificações, como câmbio de quatro velocidades, embreagem no lado esquerdo e pedais dos freios das rodas traseiras independentes no lado direito. O modelo 8N (1948-1952) foi um dos tratores mais comercializado nos Estados Unidos, com mais de 524 mil unidades.

 

Fig. 9.  Ford 8N  foi montado de 1948 a 1952, nas cores cinza e vermelho

 Fig. 10.  Ford 8N  foi montado de 1948 a 1952, e um dos mais vendidos


 A Ford Motor Company lançou a série NAA, no final de 1952, encerrando a fabricação da série 8N. Em 1953, por ocasião do aniversário dos 50 anos da Ford, foi lançada a versão NAA – Jubilee, com modificações na altura, largura e peso. Essa versão apresentava uma potência de 26 hp, superior aos 8N. A partir dessa série, o painel de instrumentos passou a ser mais completo, contendo tacômetro com horímetro, amperímetro, medidor de temperatura do motor e de pressão de óleo. O emblema da Ford, com a espiga de milho, continha os dizeres: Modelo Jubileu de Ouro.

 

Fig. 11. ´Trator Ford NAA – Jubilee - 1953   e  Emblema comemorativo .

 Fonte: www.wallpapersafari.com/w/MGbjR0


No final de 1954, a Ford lançou a série 100. Primeiramente, foram lançados os modelos 600 e 800, depois os 700 e 900. O modelo 600 eram os NAA com algumas modificações. O modelo 800 eram mais altos, para comporta um tanque de combustível maior, além da maior potência e diferencial mais robusto. Na verdade, os modelos 700 e 900 eram versões triciclos dos modelos 600 e 800, respectivamente.

 

Fig. 12. ´Trator Ford Série 100, modelo 600 - 1955

 Fonte: www.pinterest.com

 

 Outras modificações aconteceram nos modelos em 1958, denominada de série “01”. Os novos modelos passaram a ser 501, 601, 701, 801 e 901.  Nesses modelos foram introduzidas a direção hidráulica e, em alguns, as cores foram modificadas. Os modelos 601 e 701, ficaram conhecidos como os tratores workmaster e tinham um capô todo vermelho com cinza na grade, para-lamas e rodas.

 

Fig. 13. ´Trator Ford Série 601 Workmaster – 1958 -1961

Fonte: www.equipmentfacts.com/listings/farm-equipment/for-sale/194716587/1958-ford-601-workmaster

 

Em 1962, a Ford apresenta a série 1000, com os modelos 2000, 4000 e 6000. Os tratores modelos 2000 e 4000 eram basicamente os mesmos tratores dos modelos 601 e 801, mas com uma grade levemente reestilizada.

 -

Fig.14. ´Trator Ford Série 4000 – 1962 -1964

Fonte: www.tratordata.com  

 A partir dessa série, os tratores vermelho e cinza passaram a serem pintados com a cor azul.


 

1.        Trator 


Em 16 de junho de 1955, o Governo Federal, com a assinatura do Decreto nº 39412, criou o GEIA – Grupo Executivo da Indústria Automobilística. No entanto, somente em 1959 é editado o Decreto º 47473, que instituiu o Plano Nacional da Indústria de Tratores Agrícolas, modificado pelo Decreto nº 50836, em 1961. Esse plano permitiu que fabricantes de automóveis com larga experiência em montagem em série, produzissem também tratores, mas teriam que apresentar proposta dentro do novo instrumento institucional. A ford foi uma das 10 empresas selecionadas pelo GEIA, para produzir tratores no Brasil.


 Fig. 15. Linha de montagem dos tratores Ford 8BR

     O trator Ford 8 BR ficou conhecido pelas cores verde e amarelo, em homenagem as cores da bandeira do Brasil.


Fig. 16. ´Trator Ford 8BR – primeiro trator montado no Brasil – 1960 - restaurado

www.facebook.com/TratoresAntigosNoBrasil/posts/774917492557562/

Proprietário: José Artioli – Macatuba-SP




Fig. 17. Trator Ford 8 BR  4X2

O trator utilizava um motor Diesel, de 4 cilindros em linha, sistema de alimentação com bomba injetora CAV, caixa de mudança de marchas de engrenagens deslizantes, de 8 velocidades à vante e duas a ré, tomada de potência e sistema hidráulico de três pontos, com índice de nacionalização de 70%, em peso, que produzia 56 HP.

No ano seguinte, participou do II Salão do Automóvel de 1961, realizado nas dependências do pavilhão internacional do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, que contou com a presença do então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.


Fig. 18. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em um trator Ford 8 Br, no II Salão do automóvel

 em São Paulo – 1961. Fonte: blog showroomimagensdopassado


Em 1961, o trator 8BR atingia a marca de 88% de nacionalização em peso. Segundo o Anuário da Indústria Automobilística Brasileira da Anfavea – Associação dos fabricantes de veículos automotivos, foram produzidos 10.587 tratores pela montadora no período de 1960 a 1965.

Fig. 19. Pátio da Fábrica do Ypiranga, com vários tratores recém montados - 1961

Fonte:www.tratoresantigos.blogspot.com


Semelhante ao que aconteceu em Michigan, nos EUA, em 1928, a filial do Brasil da Ford Motor Company, dos herdeiros de Henri Ford, após 6 anos de montagem e com participação de 22% do mercado nacional de tratores, suspende a produção do Ford 8 BR, em 1967, após produzir 12443 unidades.


Modelo

1960

1961

1962

1963

1964

1965

1966

1967

Ford 8BR

32

1247

3179

2541

2168

1420

1408

448

ANFAVEA


2.        O retorno da montagem do trator Ford no Brasil


Passados 7 anos, a divisão de tratores da Ford retorna ao mercado brasileiro, considerado em 1974, como o quinto maior mercado consumidor de tratores do mundo. Em 1º de junho de 1976 a Ford inaugura, em São Bernardo do Campo, a nova Fábrica de Tratores, com a presença do presidente da República, Ernesto Geisel. Com terreno de 70 mil m2, área construída de 16.500 m2 e capacidade de produção de 20 mil tratores ao ano.

Na nova planta é lançada a série 600, com os modelos 4600 e 6600. Esses modelos apresentavam, respectivamente, motorização de 3 cilindros em linha, 3.3 L e 63 cv e 4 cilindros em linha, com 4.2 L e 79 cv a 2100 rpm.


 Fig. 20. Trator Ford, série 600, modelo 4600.
Acervo particular

Nos anos seguintes, com a expansão da mecanização agrícola, em novembro de 1981 a Ford apresentava mais um modelo para preencher a linha 600, o modelo 5600 de 75 cv. Agora, o Ford 6600 era lançado com um novo motor diesel de 85 cv.


 Fig. 21. Trator Ford, série 600, modelo 4600.
Acervo particular


A Ford tratores conseguiu ultrapassa a crise que passava o setor agrícola, no período de 1977 a 1981, graças as exportações. Mas em 1983 os problemas externos também ajudaram a diminuir a produção.

 

Em 1984 a Ford apresenta a nova linha de tratores, serie 10, Geração II, composta pelos modelos 4610, 5610 e 6610, com potências de 63Cv, 75Cv e 85Cv, respectivamente.


Fig. 22. Trator Ford 4610, com motor de 3 cilindros, fabricado no Brasil, com potência 63 cv.

 Fonte: Arquivo particular


Em 1986, a Ford Motor Company comprou a Sperry-New Holland e tornou-se a Ford New Holland, nos Estados Unidos. No Brasil, como a New-Holland tinha fábrica em Curitiba, onde fabricava colhedoras, ficaram separadas, com a Ford, em São Paulo e a Ford New Holland, no Paraná.


Em 1987 a Ford lança o seu primeiro trator turbo no Brasil, o 7619 com 103 cv, com as opções de tração 4x2 e 4x2 com tração dianteira auxiliar - TDA.

 



Fig. 23. Trator Ford 7610, turbo, fabricado no Brasil, com potência 103 cv.

 Fonte: Arquivo particular

A Ford New Holland ainda lançou a série 10, Geração III, em 1989, com pequenas modificações mecânicas de 1 cv de potência, nos modelos 5610 e 6610, que passavam a ter 76 cv e 86 cv, respectivamente.



Fig. 24. Trator Ford 4610, com motor de 3 cilindros, fabricado no Brasil, com potência 63 cv.
                                                                                 Fonte: Arquivo particular

             

              
Fig. 25. Trator 5610, com motor de 4 cilindros, fabricado no Brasil, com potência  de 76 cv .
Fonte: Arquivo particular


              Fig. 26. Trator Ford 6610, com motor de 4 cilindros, fabricado no Brasil, com potência 86 cv.

Fonte: Arquivo particular


Fig. 27. Trator Ford 7610, com motor de 4 cilindros, fabricado no Brasil, com potência 103 cv. 
                 Fonte: Arquivo particular.


Também em 1989 foi lançado o trator Ford 7810 pela Ford New Holland, ainda como subsidiária da Ford Motor Company. Com um motor de 6 cilindros em linha, produzia uma potência de 112 cv a 1200 rpm e com torque máximo de 43 kgf.m a 1200 rpm. Provido de tração dianteira auxiliar (TDA), o que permitia que, quando acionada por meio de interruptor, o trator passasse a ter tração 4x4. Foi o trator de maior potência produzido pela Ford.

A motorização diesel Ford OHV 6401 aspirada, de seis cilindros em linha, com cilindrada de 6.578 cm3, produzia 112 cavalos de potência a 2.100 rpm e 43 kgf.m de torque a 1.200 rpm. Esse trator oferecia força de tração suficiente para tracionar implementos agrícolas de tamanho médio, para o preparo do solo, semeadura e aplicação de calcário e gesso agrícola.

Ford 7810 é econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala a partir de 1989 pela Ford New Holland, na época uma subsidiária da Ford Motor Campany dos Estados Unidos.

             Fig. 28. Trator Ford 7810, com motor de 6 cilindros, fabricado no Brasil, com potência 112 cv. 
             Fonte: Arquivo particular.

Nos momentos de crise algumas empresas falem, outras são incorporadas.

Em agosto de 1990, a Ford Motor Company e o grupo Fiat da Itália anunciaram a formação de um “joint venture”, envolvendo suas operações mundiais de tratores e equipamentos industriais. A holding N.H. Geotech  foi formada com 80% do capital da Fiat e 20% da Ford.  Em 1992, novamente a Ford se retira desse segmento de mercado para concentrar seus recursos na sua principal operação - manufatura de automóveis.

Os tratores Ford Serie 30 foram lançados em 1993, com a inauguração da nova fábrica da Ford/New Holland, em Curitiba-PR.

A nova série de tratores era composta pelos seguintes modelos, 4630, 5030, 5630,6630,7630,7830 e 8030, com potências, variando entre 63cv a 122 cv, tendo como novidade, a linha de motores Ford Gênesis, com 3 versões: 5.0 L, 4 cilindros, aspirado de 90 cv (que equipava o 6630), 5.0 L turbo alimentado, 4 cilindros, com 103 cv (que equipava o 7630) e, por fim, o 7.5 L de 6 cilindros, com 122 cv (que equipava o 8030).


Fig. 29.  Trator Ford 8030 com 122 cv e 7.5 L de cilindrada, tração 4x2 com TDA.

Em 1994 são lançados os tratores de maior potência com o nome Ford, os modelos 8430, com 140 cv, o 8630, com 160 cv e o 8830, com 180 cv, todos com motores Fiat. Esses foram os últimos tratores Ford. 


Fig. 30   Trator Ford 8630 com 140 cv , tração 4x2 com TDA e 160 cv.


Em 1999, a Geotech uniu-se à Case, dando origem à gigante mundial CNH. A partir deste ano foi retirado o nome Ford. No Brasil, os equipamentos produzidos pela CNH são comercializados sob as marcas Case e New Holland.



 Bibliografia

 

Comitiva Rural. Foto: Trator Ford 7610, turbo. Disponível em:

https://comitivarural.com.br/produto/trator-ford-7610-acegua-57000-unidade. Acesso em 11/01/2023.

Máquinas agrícolas e florestais – Ford tratores. Laxicarbrasil. São Paulo. Disponível em: http://www.lexicarbrasil.com.br/ford-tratores/. Acesso em: 04/02/2022.

SHOWROOM IMAGENS DO PASSADO RESGATANDO HISTÓRIAS: Salão do automóvel trinta anos de histórias – 3ª parte, 2010. Disponível em: https://showroomimagensdopassado.blogspot.com/2010/08/. Acesso em: 04/02/2022

 

TRATORES ANTIGOS. Fotos Antigas: Tratores Ford 8-BR, 003/04/2011.Disponível em: http://tratoresantigos.blogspot.com/2011/04/foto-antiga-tratores-ford-8-br.html. Acesso em: 02/02/2022.

 

WHITE, W. J. “Economic History of Tractors in the United States”. EH. Net Encyclopedia, 26/03/2008. Disponível em:

http://eh.net/encyclopedia/economic-history-of-tractors-in-the-united-states/. Acesso em: 04/02/2022.

 

WHITE, W. J. “An Unsung Hero: The Farm Tractor’s Contribution to Twentieth-Century United States Economic Growth.” The Journal of Economic History, vol. 61, no. 2, Cambridge University Press, 2001, pp. 493–96, http://www.jstor.org/stable/2698032.

 


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