MOTOR TURBINADO
Os motores
convencionais são aspirados, enquanto os motores turbinados recebem o ar
atmosférico sob pressão de uma turbina, daí o nome do equipamento responsável
pelo processo: Turbo compressor.
Como
funciona:
Os
gases queimados que saem pela válvula de escape, acionam o rotor da turbina, ou
seja, a energia em forma de calor que sai da válvula de escape, faz girar o
rotor da turbina. A turbina, por sua vez, está montada a um eixo que, na outra
extremidade, apresenta um outro rotor, e tem a função de sucçionar o ar, após
passar por um filtro. Esse rotor vai comprimir o ar, que é resfriado, e entra
pela válvula de admissão no cilindro. Assim é o funcionamento de um turbo compressor.
A máxima eficiência de um turbo compressor só ocorre em alta rotação.
A
função do turbo compressor é o de aumentar a potência do motor. Um motor com
2,0 litros, com 8 válvulas e 112 CV com um turbo compressor de 1 kg de pressão
pode aumentar para 300 CV a potência do motor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário