Postagens mais visitadas

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Sensores na Agricultura

 As máquinas agrícolas, confeccionadas com barras e chapas de ferro, com o passar do tempo e aos avanços tecnológicos vão se tornando cada dia mais tecnológicas. Mais equipamentos eletrônicos e softwares estão impulsionando a evolução agrícola, tanto no escritório quanto no campoEsses avanços atendem às  demandas  por maior precisão na Agricultura 4.0. Para isso, as máquinas tiveram que ser adaptadas para a maior eficiência e menos esforço do operador. Nos tratores,  colhedoras  e implementos agrícolas são instalados sensores  que se comunicam com centrais que captam os dados e os enviam para computadores que alimentam programas específicos que projetam em monitores as informações para as avaliações técnicas de Engenheiros Agrônomos e Agrícolas.

     Os implementos agrícolas modernos estão cada vez mais sofisticados para permitir a otimização das operações agrícolas.  Os elementos-chave deste desenvolvimento tecnológico são sistemas de medição. A medição de posição confiável permite movimentos controlados e eficientes de máquinas utilizadas nos processos de produção de uma cultura.

  Nas operações que utilizam implementos como: - arado e grades, semeadoras, roçadoras,  capinadoras, enfardadoras, colhedoras e sistema de irrigação, apresentam sensores de posição linear que permitem a integração inteligente de controles, para melhorar a confiabilidade por meio de monitoramento automatizado e evitar situações perigosas, ao mesmo tempo em que melhora a produtividade, a segurança e ergonomia.

   Os sensores monitoram tubos de queda de sementes, tubos de descarga de fertilizantes além da rotação dos eixos de acionamentos.



    Essa classificação do IP é utilizada nos motores elétricos e sensores utilizados nos veículos, tratores e  Implementos Agrícolas. Como eles são colocados em locais que sofrem ação direta de partículas sólidas e ficam expostos a chuva, necessitam de proteção que garanta seu pleno funcionamento nessas condições.

        Ex: Sensor com proteção IP69K 

        Ex: Sensor de rotação do motor

                        

                   Fonte: https://www.doutorie.com.br/blog/sensor-de-fase-cmp/

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário